Medo de dormir sozinha: 7 dicas para sua criança superar.
Toda criança experimenta um certo medo de dormir sozinha, no começo isso é normal e os pais tendem a deixar os pequenos passar mais tempo no quarto do casal.
Porém, aos poucos é preciso incentivar, pois o ato de dormir sozinho é uma boa forma de desenvolver um pouco mais de independência, que faz bem para o desenvolvimento.
Entretanto, essa tarefa requer o jogo de cintura, pois acostumar a criança dormir em seu quarto é um processo e pode demorar mais que o esperado.
Porém, não há motivos para desistir, com paciência e algumas dicas os pequenos vão perdendo o medo de dormir sozinhos.
É importante lembrar que nessa fase da infância, as crianças costumam responder melhor a estímulos lúdicos.
Então, essa pode ser uma dica, e para ajudar os papais e as mamães, o nosso artigo traz muitas informações e outras recomendações que podem ser úteis.
Ficou interessado (a)? Para acompanhar tudo, basta continuar a leitura e prestar atenção.
Por que dormir sozinho é importante para as crianças?
Dormir sozinho é uma parte importante da infância, pois é quando a criança começa a ter mais independência.
Sem contar que é um passo significativo para os pais, afinal ter a cama compartilhada por muito tempo pode deixar o casal cansado, pois é difícil dormir plenamente com a criança.
Sem contar que ter o próprio quarto, ir para cama no horário certo, são formas de criar uma rotina e disciplina que são necessárias no desenvolvimento infantil.
Sendo assim, perder o medo de dormir sozinho pode ser considerado um marco de maturidade, que vai ser importante no futuro.
Lembrando, que as crianças começam a desenvolver sua personalidade desde os três anos de idade e algumas das características vão permanecer até a fase adulta.
Agora, imagine que esse medo da noite continue na vida do seu filho, quando ele crescer, essa característica pode se tornar um problema muito maior.
A melhor maneira de cuidar do desenvolvimento da criança é incentivando a sua própria independência, pois uma hora ou outra eles vão crescer. É muito melhor estar preparado.
Então, dormir sozinho pode parecer um passo pequeno, mas é o começo de uma jornada para a criança e para os pais, que precisam de tempo para descansar e também ser um casal.
No próximo tópico temos algumas dicas que podem ajudar nesse processo, observe abaixo.
Dicas para espantar o medo de dormir sozinha
Algumas dicas são sempre úteis, já que às vezes com o cansaço dia a dia esquecemos de tentar coisas novas.
A maioria das recomendações neste texto são simples de serem aplicadas, então pode ficar tranquilo, pois não é um bicho de sete cabeças, por mais que pareça.
Confira as nossas dicas!
Converse com sua criança
É claro que a primeira seria o bom e velho diálogo, as crianças precisam se sentir ouvidas e os pais devem criar uma comunicação entendível para ambos os lados.
Sendo assim, explique as vantagens de dormir sozinho e a necessidade de criar essa independência, mostre que você confia no seu filho para deixá-lo crescer.
Então, se quiser use exemplos de quando você era criança e mostre que perder o medo de dormir sozinho é uma coisa maravilhosa.
Aplique limites
Além da conversa amigável, também é preciso ter limites muito bem definidos.
Com disciplina, respeito e uma criação amorosa é possível corrigir sem causar traumas.
Dessa forma, você pode impor limites de quantas vezes a criança pode dormir no seu quarto.
Essa alternativa é uma forma de fazer a criança ir se acostumando aos poucos com o próprio quarto e perdendo o medo de dormir sozinha.
Deixe a luz acesa
Muitas vezes o medo da criança está ligado ao escuro, por isso, deixar a luz acesa pode amenizar a situação.
Assim, você mostra para o seu filho, ou filha, que está disposto a fazer acordos, levando em consideração o sentimento da criança e validando os seus medos.
O uso de abajur também pode ser uma excelente alternativa.
Reforce o hábito de dormir sozinha com mimos
Outra forma interessante de fazer com que a criança comece a pensar em dormir sozinha, é criar o sistema de recompensas.
Uma dica é optar por mimos simples, nada muito elaborado.
O sistema de recompensas é importante pois ensina o valor da disciplina. Quando a criança cumpre os acordos, ela recebe um agrado, assim como na vida adulta.
Conte histórias de dormir
As histórias para dormir são sempre uma forma de acalmar a criança, além de criar um mundo mais lúdico.
Sabemos que a imaginação é uma parte muito importante para as crianças, então nada melhor do que transformar esse momento em algo mais divertido.
Pijamas bonitos e a decoração do quarto podem ser um diferencial
Outra alternativa mais lúdica é usar a decoração do quarto e a questão dos pijamas.
Então, a nossa dica é inserir os pequenos para escolher como eles querem deixar o quarto, assim eles podem se apegar mais ao próximo espaço.
Os pijamas também são uma alternativa interessante, ainda mais os estampados e coloridos.
A Mania Pijamas é um ótimo local para encontrar as melhores peças, e todas são produzidas com materiais de alta qualidade para deixar os pequenos confortáveis.
Inclusive, o uso de pijamas ajuda a ter uma noite mais tranquila e dormir melhor.
Investigue o medo da criança
É importante validar os sentimentos das crianças, então não deixe de investigar o medo de dormir sozinho.
Pode ser apenas uma fase, como pode ter algo mais sério, as crianças contam com uma mente fértil, mas devem ser respeitadas.
Conclusão
O medo de dormir sozinha é uma coisa recorrente na infância, mas com tempo, jogo de cintura e com as nossas dicas é possível começar a impor limites.
Lembre-se de ter paciência e quem sabe apostar nos pijamas infantis da Mania Pijamas, dê uma olhadinha no nosso estoque e aproveite!